sábado, 25 de abril de 2009

Joanete tem cura!

O que é


O joanete é uma protuberância no osso metatarsiano do primeiro dedo do pé. Essa coisa chata é formada pela deformidade no lado do dedão. Segundo o site de medicina Santa Lucia, o que forma o joanete (conhecido cientificamente como hallus valgus) é o desvio rotacional e angular em direção ao segundo dedo. Ou seja, o dedão roda e fica muito encostado ao segundo dedo.

Esse incômodo, que é popularmente conhecido como calo é também resultado do atrito da pele com o calçado e da deformidade dos dedos. Esses calos e protuberâncias também aparecem na planta do pé quando há um aumento de pressão nos dedos por insuficiência muscular. Normalmente ele é provocado por uso de calçados inadequados, ou apertados demais.


A Cura


Você sabia que existem mais de cem tipos diferentes de cirurgia?

No entanto, só é recomendada pelos médicos em casos de deformidades muito acentuadas e o joanete causa dor forte. A cirurgia mais simples consiste em cortar a protuberância e soltar os tendões e ligamentos que tracionam o dedo.

Depois de cortar o osso e descolar os tendões, o dedo é colocado na posição correta, encaixado na articulação. O feixe de tendões e ligamentos é preso de forma a não deixar o dedo se deformar novamente.

O osso é encaixado na articulação para que a deformidade não se repita o tecido que fica sob a pele, depois de cortado o osso, também é puxado e firmemente costurado para manter o dedo na posição articular correta.



4 comentários:

  1. eu tenho joanete mas sou muito nova so tenho 10 anos.então oque faço.

    ResponderExcluir
  2. eu tambem tenho 10 anos mas tenho medo de fazer cirurgia so q a minha joanete nao´é no dedao é perto do dedinho so q pra baixo por favor alguem me ajudem oq eu faço tem pomada remedio pra cura aqui ta meu email gabrieleravanelli@hotmail.com
    Obrigado(a)

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu realizei a cirurgia para joanetes, e gostaria de compartilhar minha experiência no meu blog avidasemosjoanetes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. mulheres com joanetes por gentileza coloquem seus joanetes no youtube

    ResponderExcluir